Weby shortcut
topo.jpg

PIC-OBMEP

Atualizado em 19/11/14 09:21.

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) - OBMEP

 

A Iniciação Científica é um programa criado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.

O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de 1 ano e é dirigido aos 3.200 (três mil e duzentos) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100,00. Ver no regulamento os requisitos para recebimento da bolsa.

O PIC é desenvolvido em encontros presencias e pela internet, através do forum da OBMEP, que permite a discussão virtual do conteúdo matemático escolhido para a iniciação científica. A equipe responsável pelo PIC é composta por:

  • Professores orientadores e monitores - atuam nos polos, apoiando e orientando os alunos sobre seu desenvolvimento e a participação no programa (nos encontros presencias e no forum).
  • Moderadores de forum – acompanham e estimulam as discussões entre os alunos, dispondo várias listas de exercícios no forum.
  • Coordenadores de forum – articulam os moderadores de forum em relação à qualidade das intervenções realizadas nas discussões e acompanham a frequência e o cumprimento das regras estabelecidas pela Coordenação Acadêmica para o forum.
  • Coordenadores Regionais de Iniciação Científica – responsável por uma região, orienta e acompanha todas as atividades realizadas nos polos de sua região.

Consulte o material usado no PIC que está disponível neste site: Na ponta do lápis.

bullet Mapa Nacional do PIC

 

bulletPIC em Goiás

bullet Material  - Livre acesso

 

Listar Todas Voltar